
Uma obra a ser pintada

COMPATILHE
ANO NOVO DE BÊNÇÃOS
Campanha Projeto de Vida tem sido a ferramenta usada por milhares de pessoas para apresentar seus pedidos ao Senhor
Carlos Fernandes
A virada de ano costuma ser, tradicionalmente, uma época especial. A maioria das pessoas faz um balanço dos meses que passaram e, ao mesmo tempo, planos para o ano vindouro — melhor ainda, quando tudo isso é feito diante de Deus e com muita fé. Essa tem sido a experiência de milhares de pessoas que, na Igreja Internacional da Graça de Deus (IIGD), têm a oportunidade de apresentar, no Projeto de Vida, seus sonhos ao Senhor. A campanha, idealizada pelo Missionário R. R. Soares, é realizada em todos os templos do ministério no mês de dezembro. Por meio de um envelope, aqueles que creem no poder divino registram seus pedidos, em um ambiente de confiança nas promessas que as Sagradas Escrituras reservam aos fiéis. E a Palavra nunca volta vazia — todos os anos, crescem os testemunhos do mover de Deus entre Seu povo.
O casal Lucas e Márcia Jacinta Tanaka sempre participa do Projeto de Vida. Ainda jovens e sem filhos, seu objetivo, da última vez, foi a casa própria. “Morávamos de aluguel e tínhamos esse sonho”, diz o engenheiro Lucas. No entanto, mesmo fazendo várias simulações de financiamento, não havia condições para o negócio. Membros da sede da IIGD em Brasília — Lucas é obreiro e líder de jovens, e Márcia, que é fisioterapeuta intensivista, atua no louvor —, os dois têm visto o quanto Deus atende às orações: “Ele nunca nos desamparou e tem suprido nossas necessidades”, frisa Lucas. Sendo assim, resolveram dar o passo de fé. “Colocamos as especificações que queríamos para nossa casa”, continua ele. “Um lugar tranquilo e seguro, com condomínio, calmo, silencioso e sem problemas com vizinhos.”
Assim, quando surgiu a oportunidade de criar uma suíte na garagem da mãe de Lucas, eles entenderam como uma porta aberta pelo Senhor. “Paramos de pagar aluguel e, agora, temos um lugar nosso e ótimo — exatamente como pedimos na descrição de nosso Projeto de Vida.” Para os próximos anos, Márcia e Lucas decidiram: “Vamos continuar participando da campanha, pedindo as bênçãos do Senhor em todas as áreas de nossa vida, sobretudo na profissional”.
Experiência semelhante teve a oficial de Marinha Mercante Thamiris dos Santos Maia. Ela mora com os pais no Rio de Janeiro, mas desejava adquirir a própria residência. No fim do ano passado, objetivando comprar um apartamento na planta, ela participou do propósito, no templo sede da IIGD no Rio, localizado no bairro de Madureira. Thamiris é membro da Igreja desde 2009, tempo suficiente para aprender a colocar sua fé em ação.
Já em 2023, Thamiris soube de uma oferta em seu bairro, mas a quantidade de interessados no mesmo imóvel era grande. “Eu estava no fim da fila e não tinha muitas chances de conseguir”, admite. “Mas, para Deus, não há impossíveis.” Em julho, chegou a vez da oficial, devido à desistência de muitas pessoas pela propriedade: “Pude escolher qual unidade eu queria e fechei o contrato”, conta, feliz. “Planejar os meus objetivos e colocá-los nas mãos de Deus têm sido a minha motivação para participar do Projeto de Vida”, ela conclui.

“Tempos melhores”

Há várias maneiras de participar da campanha (ver quadro no fim desta matéria), que é uma tradição da Igreja da Graça, na opinião do Pr. Eduardo Santos, líder do ministério em Brasília (DF). “Os membros aguardam pelo projeto e até questionam quando será entregue o prospecto, para que escrevam e coloquem seus planos diante de Deus”, comenta. “Com a chegada do novo ano, a fé em tempos melhores inspira a adesão das pessoas à campanha.” Segundo o pastor, os pedidos mais apresentados são referentes à família e às áreas profissional e sentimental. “O número de participantes só aumenta”, atesta.
Que o diga a aposentada Leide Peneiras, do Rio de Janeiro. “Tenho alcançado tudo o que peço no Projeto de Vida”, garante. Segundo ela, desde que chegou à Igreja da Graça, tem experimentado milagres: “Aprendi a determinar a bênção”. Certa ocasião, Leide não tinha condições de quitar uma dívida elevada, de mais de R$ 300 mil. “Graças a Deus, hoje não devo nada a ninguém”, garante. O último pedido de fim de ano foi para a filha, Elaine, que estava sem emprego formal havia quatro anos. A moça, que já havia atuado como modelo e alcançado projeção, inclusive internacional, não encontrava nova oportunidade. “Graças a Deus, ela voltou a trabalhar, e com carteira assinada”, comemora. “Hoje, nada falta, nem para mim, nem para os meus filhos.”

Nos últimos momentos de 2022, o pedido do estudante Ezequias de Melo Azedo de Souza, de Boa Vista (RR), também foi para a sua família. “Desde os cinco anos de idade, frequento a Igreja da Graça com minha avó”, conta o jovem. Contudo, o fato de sua mãe ainda não ser convertida ao Senhor o incomodava espiritualmente. “A salvação dela era a minha meta no Projeto de Vida”. Pois a vitória chegou: este ano, Kalissa, mãe de Ezequias, recebeu Cristo como Senhor e Salvador e está dando os primeiros passos firmes na fé, para a alegria do filho.

Bênçãos sem medida é o que tem recebido a dona de casa Daiana Laurena Wandscheer. Ela e a família participam do propósito, há muito tempo, e têm desfrutado da fidelidade do Senhor. “Comprei minha moto e concluí a faculdade. Além disso, meu marido, Éder, foi promovido no emprego por duas vezes”, conta. Eles são membros da IIGD em Rorainópolis, no Estado de Roraima, onde ela é ministra da Palavra de Deus. Quando chegaram à cidade, devido à transferência profissional de Éder, veio o desejo de construir uma casa. “Ainda em 2022, conseguimos comprar um terreno de esquina”, diz Daiana. Em dezembro, o pedido apresentado no Projeto de Vida foi a construção do lar. As obras estão adiantadas, e os Wandscheer se mudam para lá este ano. “Teremos até um espaço gourmet!”, brinca Daiana.

Para participar do Projeto de Vida 2024, basta preencher o formulário disponível no site Boletim Certeza da Vitória e encaminhá-lo através do próprio site. Quem preferir pode apresentar o formulário impresso, disponível nos templos da Igreja Internacional da Graça de Deus.