Teste – Janeiro – 2024
Na Graça de Deus
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O REINO DE DEUS NA TELINHA
Redes sociais, ferramentas digitais e aplicativos são cada vez mais utilizados para promover a fé cristã, a comunhão, o evangelismo e o crescimento espiritual
Carlos Fernandes
Instagram, Facebook, Tiktok, YouTube, Spotfy, Twitter, X… Os nomes de redes sociais e aplicativos (apps) de conteúdos digitais não param de crescer e conquistar usuários. Conforme o relatório Digital 2023, divulgado pelo grupo We Are Social, agência criativa global de liderança social com sede nos Estados Unidos, já são 5,16 bilhões a quantidade de usuários de internet no mundo — mais de 60% da população global. Dentre esses, 4,8 bilhões têm acesso às redes sociais. Isso equivale dizer que seis, dentre cada dez seres humanos que habitam este planeta, estão conectados com ferramentas tecnológicas de conversa, consumo e divulgação de conteúdos. O terceiro milênio entrou “de cabeça” no universo virtual, e aqueles que, seja por resistência pessoal, seja por exclusão digital, não se conectam ficam para trás.
As novas mídias se multiplicam, a cada dia, e fazem com que as novidades digitais do início do século 21, como Orkut, Messenger, MySpace e Fotolog, por exemplo — que causaram uma revolução há 20 anos —, já pareçam peças de museu. Fato é que quase tudo, hoje em dia, pode ser feito por uma telinha de smartphone. E são as chamadas redes sociais que mais atraem adeptos. Empresas, governos, partidos políticos, associações, escolas e praticamente todos os grupos sociais fazem uso maciço da grande rede de computadores para divulgar seus produtos, serviços e suas ideologias — e a Igreja, claro, não está fora dessa. Já se foi o tempo em que o cristão só podia exercer a comunhão no culto presencial. Atualmente, embora congregar nos templos continue sendo fundamental para o exercício da fé e da espiritualidade, as redes sociais complementam a vida espiritual e suprem as lacunas provocadas pela falta de tempo e de acesso às igrejas físicas.
A diversidade de opções e ferramentas enriquecem o cardápio virtual e atendem a todas as preferências e faixas etárias. Na Igreja Internacional da Graça de Deus no Piauí, a moçada se conecta por meio do @jqvpiaui, página do Instagram que traz o lema “Apaixonados por Cristo”. São cerca de 3,7 mil seguidores, mas alguns reels –como são chamados vídeos curtos – têm quase 70 mil visualizações. Um dos nomes por trás da telinha é o do gestor de atendimento Nicolas Gabriel Oliveira Silva. Graduado em Comunicação Social, com habilitação em Publicidade e Propaganda, ele está na Igreja da Graça, há oito anos, e usa seu talento a serviço do Reino de Deus. “Assim que me formei, fui convocado pelo líder Daniel Aires para iniciar na fotografia dos cultos, pondo em prática o que aprendi na faculdade. Depois, migrei para produção de conteúdo e eventos da juventude”, explica. Nicolas é social media, elemento responsável pela gestão dos perfis de redes sociais, lidando com a atualização e geração de conteúdo para atrair seguidores. Ao seu lado, atuam mais de dez pessoas, entre os que gerenciam a página, os que elaboram os conteúdos, os designers e fotógrafos.
A administração é feita por meio de um planejamento. “Escolhemos o que consideramos relevante e chamativo não só para os jovens que já frequentam a igreja. Assim, postamos conteúdos que sejam ‘compartilháveis’, para que os seguidores se sintam motivados a republicar na rede social, como versículos, frases que Jesus deixou e que podemos incluir no contexto atual. O objetivo não é outro senão promover uma conectividade que aproxime mais pessoas do Evangelho: “A rede social tem um poder de alcance enorme, e, por meio dela, atraímos novas pessoas à Igreja, com conteúdos atualizados”. Uma visita à página no Insta dos Jovens que Vencem dá uma ideia do dinamismo do trabalho. Fotos, vídeos e materiais de divulgação, sempre com a imagem de jovens sorridentes e ativos, dão uma boa demonstração de que viver com Cristo vale muito a pena. “Sabemos que, hoje, jovens de todo o mundo estão nas redes sociais. Então, a igreja deve, sim, estar nesse meio, para ajudá-los com a Palavra de Deus, que traz salvação.”
Na época mais aguda da pandemia de covid-19, nos anos 2020 e 2021, os templos fechados pela emergência sanitária provocaram uma migração forçada das atividades religiosas para a internet. Todas as igrejas evangélicas tiveram de se adaptar ao mundo virtual de maneira imediata. Foi um tempo de reinvenção, e com a Igreja da Graça não foi diferente. A transmissão dos cultos on-line veio para ficar, e muitas outras modalidades de interação com o público foram implementadas – e algumas deram tão certo que foram não só mantidas, como também ampliadas. É o caso do SmartPastor, serviço de atendimento espiritual pelo WhatApp mantido pela Igreja da Graça na Argentina, um dos países mais afetados pela crise do novo coronavírus. “São milhares de pessoas que têm esse aplicativo no celular”, explica o Pr. Anselmo Batistella, responsável pela IIGD no país vizinho. “Inúmeros indivíduos vivem em regiões distantes de nossos templos. Então, é por essa ferramenta que eles podem ser aconselhados, orientados e receber orações.”
Anselmo explica que o app foi aperfeiçoado, possibilitando ao usuário optar por chamadas de vídeo. Mas o SmartPastor é apenas uma das possibilidades de os argentinos se conectarem com Cristo. “Desenvolvemos várias atividades on-line. Além dos cultos que são veiculados pelo Facebook e YouTube, temos três lives diárias”, continua o pastor. Uma delas é o Desayuno de Vida, espécie de café da manhã espiritual, apresentado por Anselmo e sua esposa, Nadia. Já Noche de Paz é dedicada ao ensino da Palavra de Deus no período noturno. “Também ministramos cursos, onde damos oportunidade para pessoas que têm uma necessidade específica de ensinamento, como aprender a respeito de relacionamentos ou mesmo como ter uma vida financeira abençoada.”
O Pr. Anselmo estima que, diariamente, um público de até dez mil pessoas se utilizem dos serviços virtuais da Igreja da Graça na Argentina e no exterior. “Temos seguidores em mais de 30 países, por meio de um trabalho no Spotfy”, comenta, referindo-se ao serviço digital que dá acesso instantâneo a músicas, podcasts, vídeos e outros conteúdos no mundo todo. Esse trabalho tem dois objetivos principais: “O primeiro é divulgar a mensagem e os milagres de Jesus para o mundo inteiro, gerando fé e conversão, o que nem sempre será colhido somente por nossa Igreja, já que há lugares onde as pessoas reconciliadas com Deus vão congregar em outros ministérios”, diz Anselmo Batistella. A outra meta é manter os membros da Igreja conectados e ativos. “A vida de fé deve ser de comunhão diária”, aponta o pastor. “Contudo, a distância entre a casa das pessoas e a Igreja, assim como a vida cheia de compromissos, prejudica isso. Com os nossos cultos e as nossas programações on-line, o cristão pode estar envolvido com seus irmãos e crescer espiritualmente.”
“Foco na Palavra de Deus”
Foi também a partir da pandemia que muitos programas on-line, chats e canais de transmissão tiveram a sua oportunidade de crescer e frutificar para o Reino de Deus. O rosto da Pra. Danielle Lopes, diretora das Mulheres que Vencem (MQV) e diretora-executiva da Fundação Graça de Deus de Minas Gerais (Fungraca), tornou-se mais conhecido, justamente, a partir daquela fase. É ela que comanda o canal Pra. Danielle Lopes, no YouTube, com mais de 25 mil inscritos. “Quando as igrejas foram fechadas, em 2020, o atendimento no WhatsApp aumentou bastante, devido aos pedidos de oração por pessoas infectadas”, lembra-se a ministra do Evangelho. “Então, decidi fazer o devocional do Salmo 91 ao vivo no canal, para acalmar as pessoas e fazê-las ter fé, nos momentos difíceis da pandemia”, recorda-se. “Depois disso, houve vários propósitos de oração ao vivo, abençoando muitas pessoas e trazendo-lhes cura e conforto e ajudando-as a permanecer firmes, na presença de Deus.”
Danielle já tem experiência no uso das redes sociais para evangelização, edificação espiritual e serviço. “Eu pregava pelo WhatsApp, até que as pessoas pediram que eu abrisse um canal no YouTube, pois facilita o acesso e não ocupa tanta memória no celular com os vídeos e áudios. Ninguém queria apagar as mensagens e orações que eu enviava”, observa. Com temática voltada para o público feminino, Pra. Danielle Lopestem temas variados, como fé, comportamento, família, trabalho e autoestima. “Os assuntos que abordamos são escolhidos debaixo de oração e direcionamento do Espírito Santo, focados em ajudar mulheres em suas dificuldades e seus desafios.” Ela defende que o papel de um canal cristão é sempre alertar as pessoas sobre os perigos que as cercam e ajudá-las a estar atentas e não ceder às tentações que o inimigo propõe para desviá-las do caminho do Senhor. “Todos os temas devem ser tratados com base na Palavra de Deus, pois é ela que, verdadeiramente, liberta do engano do inimigo. O foco de um canal cristão deve ser, unicamente, a Palavra.”
Outra mídia que tem sido utilizada com ótimos resultados pela Igreja Internacional da Graça de Deus são os podcasts, programas em formato de áudio e vídeo. Muito populares, por causa do dinamismo e da praticidade – o conteúdo fica armazenado na íntegra, possibilitando ao espectador escolher o melhor momento para assistir à atração –, os podcasts viraram uma coqueluche virtual, com os mais variados temas e formatos. Na Igreja da Graça em Portugal, o podcast Entre Nóstem levado ao ar testemunhos do que Deus fez e faz em inúmeras vidas. “O podcast surgiu para evidenciarmos as pessoas que caminham conosco e têm influência em nosso meio”, explica a administradora Juliana Joice Rocha Silva, uma das produtoras do Entre Nós. Ela tem a companhia da Pra. Luciana Machado na mesa do programa, que pode ser acessado pelo endereço https://www.youtube.com/@entrenospodcastpt. “Tivemos a honra de iniciar o primeiro episódio com o Dr. David Soares, um dos responsáveis pela implantação da Igreja da Graça aqui, na Europa, e em Portugal, especificamente”, continua Juliana.
Desde então, diversas pessoas têm passado pelo Entre Nós, trazendo diversidade de assuntos e abordagens. O podcast também está disponível nas plataformas Spotfy e TikTok, aumentando a abrangência de público, inclusive entre os mais jovens. Segundo Juliana, o formato do programa favorece a interação e a identificação com o entrevistado: “Levamos ao ar testemunhos de gente como a gente, com as mesmas limitações e capacidades de cada um de nós. Isso cria laços de comunidade”. Ela acha fundamental que a Igreja de Cristo esteja em todas as redes sociais e tenha todos os acessos possíveis, para levar a mensagem de salvação e transformação de vidas. Por isso, a Igreja da Graça em Portugal tem feito largo uso das modernas tecnologias de informação, o que é fundamental no momento em que conteúdos prejudiciais à formação do caráter têm proliferado na internet. “Temos de saber selecionar o que consumimos. A Palavra diz que perecemos por falta de conhecimento. Hoje em dia, ninguém pode se dizer tão ignorante a ponto de não poder evitar aquilo que traz engano. Por isso, é tão importante estarmos em todos esses espaços.”
Fé compartilhada
Na África do Sul, membros e líderes da Igreja da Graça também têm feito um amplo trabalho por meio das redes sociais. Como o país é de língua inglesa, o material produzido ali tem enorme potencial de disseminação entre todos os falantes do idioma ao redor do mundo. E é por meio do WhatsApp que estudos, mensagens e compartilhamentos da fé, além de intercessões, são veiculados. “Diariamente, recebemos muitas mensagens com pedidos de oração, fotos e vídeos de pessoas doentes buscando a cura, assim como de desempregados que anseiam por uma oportunidade de trabalho e gente carente de esperança”, enumera Layssa Ádrian Gonçalves Santos, que é esposa do Pr. David Santos e responsável pelo atendimento do WhatsApp da Igreja. Ela chegou ao país em 2020 e, devido à sua facilidade de comunicação, logo se envolveu com as demandas digitais do ministério. “Com isso, vejo como as pessoas estão sedentas pelo Evangelho e como temos, em nossas mãos, uma ferramenta capaz de ajudá-las.”
Em uma nação com sérios problemas devido à pobreza e à falta de infraestrutura, o uso da internet no trabalho evangelístico é ainda mais necessário. “Hoje, com a nossa transmissão de The Faith Show(o programa Show da Fé) pelo canal de televisão TBN, estamos alcançando todo o continente africano. Assim, o número de mensagens que recebemos pelos meios virtuais, tanto da África do Sul como do exterior, aumentou significativamente. O transporte é um desafio, aqui, em Cape Town, o que impede que muitas pessoas possam vir a todas as nossas reuniões de domingo. Mas, graças a ferramentas como o YouTube, elas têm como receber o alimento espiritual em casa.” Além dos cultos, há programas com transmissão ao vivo, e a interatividade com o público é grande, diz Layssa: “Os espectadores enviam áudios, vídeos e fotos, mostrando que estão de olho na tela, recebendo a Palavra e as orações.” Para ela, é gratificante receber tanto retorno e reconhecimento, o que estimula a Igreja da Graça a valorizar ainda mais essa grande seara universal: “Vamos continuar a pregar o Evangelho, utilizando todos os meios que pudermos para fazer a Palavra de Deus chegar ao máximo de pessoas que conseguirmos, a fim de que o Nome do Senhor seja glorificado.”
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Glória a Deus que nós tem fornecido toda ferramenta e capacitado seus filhos para levar a Boa Nova da salvação a toda criatura.🙌